quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

CADA VESTIBULANDO TEM UMA MANEIRA DE ESTUDAR

A necessidade de intensificar os estudos na reta final antes do vestibular depende de cada estudante. "O que mais acontece é quem não estudou antes tentar tirar o atraso, mas não vale a pena fazer mais força agora. Não adianta desesperar, é pior", defendeu a estudante Adriene Rian Sampaio, 20 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Odontologia. Além das aulas no cursinho, Adriene procura estudar quatro horas por dia em casa. Ela conta que não gosta de Matemática, mas tem dado uma atenção especial a essa disciplina porque não foi bem no último vestibular. "Tenho medo de não dar conta de passar na primeira etapa", justifica. A estudante também tem estudado muito Biologia, porque gosta e porque fará prova aberta na segunda etapa da UFMG. Natália Rossi, 18 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Física, também é contra intensificar os estudos com a proximidade das provas. "Não adianta desesperar, porque deixa mais nervoso. Precisa ter um plano de estudo para o ano todo", avaliou. Desde agosto, Natália passa as tardes estudando, com mais ênfase nas suas disciplinas específicas da segunda etapa da UFMG — Física, Matemática e Química. Nas outras matérias, ela deixa a parte teórica mais de lado e investe nos exercícios. "Em casa eu estava meio dispersa, então passei a vir para a biblioteca do cursinho à tarde, três vezes por semana, para estudar." Nos outros dois dias, estuda música. "Ajuda a relaxar, desvia um pouco o pensamento do vestibular", explica. Já a vestibulanda Renata da Costa Rabelo, 22 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Turismo, disse que pretende intensificar a carga diária de estudos nesta reta final antes do vestibular. Hoje, além do cursinho, ela pretende dobrar de duas para quatro horas o tempo dedicado aos estudos em casa. "Vou fazer superintensivo. Relaxar só depois das provas", defendeu. O estudante Pedro Henrique Costa, 18 anos, que vai fazer vestibular para Arquitetura, conta que encontrou no grupo de estudos uma forma de se concentrar. Ele e outros cinco colegas se reúnem toda quarta-feira à tarde para fazer exercícios e tirar dúvidas. Em casa, ele não consegue estudar mais de uma hora por dia.