domingo, 2 de março de 2008
Por que o sal faz a cerveja borbulhar?
Pegue uma porção de sal, espalhe-o dentro de um copo de cerveja e imediatamente irão se formar bolhas ao longo do caminho percorrido pelos cristaizinhos de sal.Essas bolhas não têm nada a ver com alguma reação química entre o sal e a cerveja, como você pode facilmente comprovar jogando nela grãozinhos de uma substância que não se dissolva.As bolhas vêm do dióxido de carbono, dissolvido na cerveja a uma pressão cerca de duas vezes maior que a atmosférica. Elas não se formam na cerveja sem que algo induza sua formação. Elas precisam de algo a que se apegar – o que os cientistas denominam "sítio de nucleação". Se o copo possui falhas internas no vidro, ou se a cerveja contiver um pedacinho de rolha ou de outra impureza, as bolhas vão se formar naquele local. Esse princípio se aplica igualmente a todos os tipos de bebidas gaseificadas. [...]Se você quer fazer a experiência, jogue um pouco de areia na cerveja. À medida que os grãozinhos forem caindo, eles irão recolhendo gás e formando bolhas. Ao contrário do sal, que acaba se dissolvendo na cerveja, a areia continua a recolher gás e a formar bolhas, mesmo depois de chegar ao fundo do copo.Sem algo que induza sua formação, o dióxido de carbono dissolvido não tem energia para começar a formar uma bolha – em outras palavras, não tem energia para empurrar um pequeno volume de cerveja e preencher o espaço com gás. Assim que uma bolha começa a se formar num sítio de nucleação, mais dióxido de carbono se junta a ela, expandindo a bolha.Why in the world? 1. ed. New York, Reader's Digest,1994,p.138.
O QUE SÃO QUILATES?
O ouro puro não costuma ser usado em jóias, justamente porque é muito maleável e deforma com facilidade. Geralmente o que se faz é misturá-lo com cobre e/ou prata, a fim de obter um material menos sujeito à deformação.A escala de quilates é aplicada a peças de ouro para indicar o teor desse material nelas presente.O chamado "ouro 24 quilates" é o ouro puro, ou seja, em cada 24 gramas desse material, 24 gramas são de ouro. Por outro lado, a expressão "ouro 18 quilates" significa que a cada 24 gramas desse material 18 gramas são de ouro, e o restante é de cobre e/ou prata.Fica claro, portanto, que uma peça de ouro não pode ter um valor de quilates superior a 24. Jóias feitas, por exemplo, com ouro 12 quilates, ou seja, que contêm, portanto, apenas 12 gramas desse material em cada 24 gramas de massa, apresentam alto teor de cobre. São, por esse motivo, mais avermelhadas e se oxidam com mais facilidade do que o ouro 18 quilates. Trata-se do chamado ouro baixo, ou seja , que apresenta baixo teor de ouro na peça.Embora a palavra quilate seja também usada para pedras preciosas, como diamantes e rubis, o significado não é o mesmo. Nesse caso, trata-se de uma medida da massa da pedra preciosa, sendo que 1 quilate corresponde a 200 miligramas. Assim, por exemplo, a expressão, “diamante de 2 quilates" significa que ele possui massa de 400 miligramas.
Fonte: Canto, Eduardo Leite do. Minerais, minérios metais.São Paulo: Moderna, 1996.
Fonte: Canto, Eduardo Leite do. Minerais, minérios metais.São Paulo: Moderna, 1996.
Por que o ferro aquecido derrete e a madeira queima?
Porque acontecem fenômenos diferentes com cada um dos dois materiais. O aumento de temperatura faz com que a madeira passe por uma reação química, ou seja, suas moléculas se quebram e se recombinam com as do oxigênio existente no ar. O resultado é a formação de novas moléculas, como gás carbônico e água. No caso do ferro, também há uma queima, já que queimar é reagir com o oxigênio: ferrugem não é outra coisa senão ferro queimado. O problema é que a queima do ferro é muito lenta e libera pouca energia: não há fogo, neste caso, ou seja, o fenômeno dominante no ferro não é uma reação química com o oxigênio, mas, sim, uma mudança física: o derretimento. Nesse processo, a ligação entre os átomos que compõem o bloco de ferro torna-se cada vez mais frouxa, e é por isso que o material amolece.
O PÃO DURO
O endurecimento não é um ressecamento. A concentração em água é constante no pão, mas as moléculas de amido, que estavam distribuídas desigualmente, ligadas às moléculas de água, cristalizam liberando uma parte da água, o miolo torna-se mais rígido. Por que o pão malcozido torna-se rapidamente seco e duro? Por que o pão duro torna-se "fresco" quando esquentamos no forno? Por que o padeiro coloca no congelador o pão para impedi-lo de endurecer?Por que o pão endurece mais devagar quando isolamos num pano ou numa caixa fechada? Tudo se explica se não esquecermos que o pão é obtido por cozimento de uma goma de amido, isto é, de farinha e água. Se o pão não for bastante cozido, sobra muita água não utilizada. Esta água estabelece ligações suplementares entre as fibras de celulose, o pão endurece. Esquente-o, você romperá estas pontes de hidrogênio, e o pão voltará a ficar crocante. No ar, o pão absorve umidade e endurece por formação de novas pontes de hidrogênio. Colocá-lo no congelador, se estiver malcozido, impede as moléculas de "passear" e criar novas pontes. Cobri-lo, isola-o da umidade do ar e impede as moléculas de água de penetrar no pão para criar pontes inúteis. Num pão bem cozido, há todas as pontes de hidrogênio necessárias para garantir consistência e friabilidade. Este pão permanece fresco mais tempo, principalmente se for guardado numa caixa fechada. (Texto extraído do livro "Les secrets de la casserde" Hervé This)
Azedamento do leite e cansaço muscular: há alguma relação?
O gosto azedo da coalhada devido ao ácido láctico, produzido na fermentação do leite, sob a ação de bactérias. Esse ácido , produzido por bactérias do gênero Lactobacillus, diminui o pH do leite e coagula proteínas, formando o coalho. O ácido láctico também é produzido em nossas células quando realizamos intensas atividades físicas. Em situação de repouso ou atividades físicas normais, há oxigênio suficiente para que nossas células respirem de maneira aeróbica. Mas, quando a concentração de oxigênio torna-se insuficiente, como ocorre no caso da prática de uma partida de futebol, ocorrerá a fermentação láctica. Nesse processo, parte da glicose transforma-se em ácido láctico , que se acumula no tecidos musculares, provocando dor. Este é chamado cansaço muscular, que pode ser atenuado por massagens ou atividades físicas moderadas (alongamento ), e que desaparece completamente com o repouso.
Assinar:
Postagens (Atom)